Juntamente com o Oracle Database 12c, a Oracle introduziu um novo console de administração chamado Oracle Enterprise Manager Express (EM Express). O EM Express pode ser considerado como uma versão “ligth” do antigo Enterprise Manager Database control que já não é mais disponibilizado na versão 12c. Agora para gerenciar os bancos de dados 12c (cdb ou non-cdb) você pode utilizar o EM Cloud control 12c ou EM database Express.
O Oracle Enterprise Manager Express é uma ferramenta de gerenciamento de banco de dados baseado na web que é construído dentro do banco de dados Oracle. Ele suporta funções básicas de administração de banco de dados e gerenciamento de desempenho.
Configuração:
- Gerenciamento dos parâmetros de inicialização (init.ora)
- Gerenciamento de memória
- Uso das features do banco de dados
- Propriedades de Banco de Dados
Armazenamento:
- Gerenciamento de Tablespace
- Gerenciamento de Undo
- Gerenciamento de Redo
- Gerenciamento de Archive log
- Gerenciamento de Control file
Performance:
- Hub de desempenho, que inclui os seguintes recursos:
- Monitoramento de desempenho e tuning em tempo real
- Histórico de desempenho e tuning
- Monitoramento de SQL (tempo real e histórico)
- Monitoramento de operações de banco de dados
- ADDM, incluindo ADDM em Tempo Real
- Active Session History (ASH)
- SQL Tuning Advisor, automático e manual
Sua “instalação” diferentemente do que ocorria nas versões anteriores se tornou muito simples. Na verdade não há nenhuma instalação! Quando o database é criado é possível selecionar a opção Configurar EM (Enterprise Manager) Database Express que já deixa tudo ajustado para o acesso via web.
Para iniciar o EM Express utilize a URL informada durante o processo de configuração do Database via DBCA (Database Configuration Assistant) ou então utlize o pacote dbms_xdb_config para identificar a porta do EM Express.
SQL> select dbms_xdb_config.gethttpsport() from dual; DBMS_XDB_CONFIG.GETHTTPSPORT() ------------------------------ 5500
Agora basta acessar a URL:
https://database-hostname:portnumber/em/
Exemplo:
https://note-anderson:5500/em
Caso o EM Express não tenha sido configurado durante a criação do database, não seja exibido nenhuma porta pelo dbms_xdb_config.gethttpsport ou você necessita alterar a porta default, utilize o dbms_xdb_config.sethttpsport
Primeiro verifique se o parâmetro dispatchers está habilitado:
SQL> show parameter dispatchers NAME TYPE VALUE -------------------- ----------- --------------------------------- dispatchers string (PROTOCOL=TCP) (SERVICE=homolXDB)
Se não estiver habilitado, habilite e reinicie o database:
dispatchers=”(PROTOCOL=TCP)(SERVICE=<sid>XDB)”
Agora utilize o dbms_xdb_config.sethttpsport para setar uma porta para o EM Express:
SQL> select dbms_xdb_config.gethttpsport() from dual; DBMS_XDB_CONFIG.GETHTTPSPORT() ------------------------------ SQL> exec DBMS_XDB_CONFIG.SETHTTPSPORT(5500); Procedimento PL/SQL concluido com sucesso. SQL> select dbms_xdb_config.gethttpsport() from dual; DBMS_XDB_CONFIG.GETHTTPSPORT() ------------------------------ 5500
Pronto! Agora é só acessar o Enterprise Manager Database Express
Permissão de acesso ao EM Express para usuário não-administrativos:
Como administrador, você pode logar no EM Express utilizando as constas SYS e SYSTEM para executar as operações administrativas e outras tarefas necessárias. Para logar no EM com um usuário não-administrativo é necessário conceder uma das seguintes roles:
EM_EXPRESS_BASIC: Permite que o usuário conecte no EM Express e visualize as paginas em modo read-only(apenas leitura). A role EM_EXPRESS_BASIC inclui a role SELECT_CATALOG_ROLE.
EM_EXPRESS_ALL: Permite que o usuário conecte no EM Epress e utilize de todas as funcionalidades providas pelo EM Express (read/write). A role EM_EXPRESS_ALL contém a EM_EXPRESS_BASIC.
Referência:
http://docs.oracle.com/cd/E16655_01/server.121/e17643/em_manage.htm#BABCGBJF
0 comentários:
Postar um comentário